As cores que percebemos são produzidas pela luz. A luz do sol, aparentemente branca, é na verdade, composta por várias cores. Fisicamente as cores dos objetos são determinadas quando a luz do sol ilumina um objeto, algumas dessas cores são absorvidas pelo objeto, enquanto as outras são refletidas na direção dos olhos que as percebem, assim determinamos qual a cor de tudo. E como nosso cérebro reage a cada cor?
Com certeza você leitor desta página já ouviu a expressão “Teoria das cores”, anteriormente explicamos de maneira simples como percebemos cada cor , porém você sabe como nosso cérebro reage quando vemos um objetos ou imagem de cada cor?
Nos seres humanos as cores exercem diferentes efeitos fisiológicos sobre o organismo humano e tendem, assim, a produzir vários juízos e sentimentos. Ou seja, para nos seres humanos cada cor tem um “peso”, um peso psicológico, que determina a influência que cada um exerce sobre o psicológico das pessoas.
A cor, é um elemento fundamental em qualquer processo de comunicação, e cada uma afeta de maneira diferente uma pessoa, interferindo nos sentidos, emoções e intelecto, e por isso merece uma atenção especial.
A cor exerce ação tríplice:
A resposta emocional à cada cor esta diretamente ligada ao contexto cultural do usuário. Analisando culturas ocidentais pode ser observado a seguinte correlação entre cor e resposta emocional:
Vermelho: perigo, alerta, quente, excitante, paixão, sexo.
Azul: masculino, frio, calmo, confiável, estável.
É importante ressaltar que a combinação entre as cores pode mudar todos esses significados. Se você misturar verde e amarelo, por exemplo, a primeira sensação que você vai causar é de brasilidade, caso o seu telespectador seja o povo brasileiro. Portanto, caso esteja realizando é importante ficar atento na mensagem que se deseja passar, por que, o efeito das cores não passa somente pelo impacto de cada uma separada.
Tende fazer uma reflexão, por em um hospital as cores predominantes são claras? Essa escolha se deve a mensagem que elas tem de passar, que no caso, seria amenizar a dor e o sofrimento dos pacientes, além de passar um sensação de tranquilidade e calmaria.
Desse modo, fica fácil perceber a importância das cores para o estado emocional e psicológico das pessoas. Portanto, em um projeto de design, em qualquer uma das suas áreas (gráfico, web design, de produto, de interiores etc.), também afetam o comportamento dos consumidores.
Logo a escolha das cores não é só uma decisão muito fácil (por exemplo, usar o contraste entre preto e branco para melhorar a legibilidade). Deve-se pensar, principalmente, em quais sensações quer provocar no seu público e quais percepções você quer despertar sobre o seu design.Tranquilidade? Agitação? Segurança? Afeto? Paixão? Isso fica melhor de definir respondendo algumas perguntas:
Portanto, as escolhas das cores passam por esses diversos fatores como vimos. Com base neles, você consegue tomar decisões mais acertadas para os seus projetos de design, que influenciam na percepção sobre a sua marca.
Tudo sobre a agência das boas ideias, materiais e cursos, novidades sobre o designer gráfico, web design, sobre as mídias sociais.