TEORIA DAS CORES

As cores que percebemos são produzidas pela luz. A luz do sol, aparentemente branca, é na verdade, composta por várias cores. Fisicamente as cores dos objetos são determinadas quando a luz do sol ilumina um objeto, algumas dessas cores são absorvidas pelo objeto, enquanto as outras são refletidas na direção dos olhos que as percebem, assim determinamos qual a cor de tudo. E como nosso cérebro reage a cada cor?

Efeitos psicológicos da cor

Com certeza você leitor desta página já ouviu a expressão “Teoria das cores”, anteriormente explicamos de maneira simples como percebemos cada cor , porém você sabe como nosso cérebro reage quando vemos um objetos ou imagem de cada cor?

Nos seres humanos as cores exercem diferentes efeitos fisiológicos sobre o organismo humano e tendem, assim, a produzir vários juízos e sentimentos. Ou seja, para nos seres humanos cada cor tem um “peso”, um peso psicológico, que determina a influência que cada um exerce sobre o psicológico das pessoas.

Influência das cores na comunicação

A cor, é um elemento fundamental em qualquer processo de comunicação, e cada uma afeta de maneira diferente uma pessoa, interferindo nos sentidos, emoções e intelecto, e por isso merece uma atenção especial.

A cor exerce ação tríplice:

  • A de impressionar: ou seja, quando vista impressionar nossa retina;
  • A de ser sentida: quando vista, além de impressionar, ela gera um sentimento no observador;
  • A de construir: a cor é construtiva, pois tendo um significado próprio, possui valor de simbólico,construindo uma linguagem que comunica a ideia do interlocutor.

Como é a resposta emocional à cada cor

A resposta emocional à cada cor esta diretamente ligada ao contexto cultural do usuário. Analisando culturas ocidentais pode ser observado a seguinte correlação entre cor e resposta emocional:

Vermelho: perigo, alerta, quente, excitante, paixão, sexo.

Azul: masculino, frio, calmo, confiável, estável.

  1. Branco: pureza, honestidade, frio.
  2. Laranja: emocional, positivo, jovem.
  3. Negro: densidade, seriedade, morte, autoridade, poder, estabilidade.
  4. Rosado: feminino, cálido, jovem.
  5. Verde: natureza, conforto, positivo (esperança)

É importante ressaltar que  a combinação entre as cores pode mudar todos esses significados. Se você misturar verde e amarelo, por exemplo, a primeira sensação que você vai causar é de brasilidade, caso o seu telespectador seja o povo brasileiro. Portanto, caso esteja realizando é importante ficar atento na mensagem que se deseja passar, por que, o efeito das cores não passa somente pelo impacto de cada uma separada.

Por que é importante conhecer a influência das cores no design?

Tende fazer uma reflexão, por em um hospital as cores predominantes são claras? Essa escolha se deve a mensagem que elas tem de passar, que no caso, seria amenizar a dor e o sofrimento dos pacientes, além de passar um sensação de tranquilidade e calmaria.

Desse modo, fica fácil perceber a importância das cores para o estado emocional e psicológico das pessoas. Portanto, em um projeto de design, em qualquer uma das suas áreas (gráfico, web design, de produto, de interiores etc.), também afetam o comportamento dos consumidores.

Logo a escolha das cores não é só uma decisão muito fácil (por exemplo, usar o contraste entre preto e branco para melhorar a legibilidade). Deve-se pensar, principalmente, em quais sensações quer provocar no seu público e quais percepções você quer despertar sobre o seu design.Tranquilidade? Agitação? Segurança? Afeto? Paixão? Isso fica melhor de definir respondendo algumas perguntas:

  • Qual mensagem se deseja passar? Esse é o principal norteador para decidir quais sensações e percepções você deseja transmitir, antes mesmo da escolha das cores;
  • Qual o perfil do público-alvo do seu projeto? Não adianta, por exemplo, usar cores chamativas e combinações estimulantes se o seu público deseja algo conservador;
  • Qual a relação das cores com o material final que vai ser aplicado o projeto? O efeito de uma cor pode ser diferente em uma parede ou em um cartão de visitas;
  • Qual o contexto em que o público está inserido? As cores ganham diferentes significados em diferentes culturas e contextos — por exemplo, o vermelho pode transmitir paixão em um ambiente romântico ou perigo em uma situação de emergência.

Portanto, as escolhas das cores passam por esses diversos fatores como vimos. Com base neles, você consegue tomar decisões mais acertadas para os seus projetos de design, que influenciam na percepção sobre a sua marca.

Fique por dentro das novidades

Tudo sobre a agência das boas ideias, materiais e cursos, novidades sobre o designer gráfico, web design, sobre as mídias sociais.

Pages

plugins premium WordPress